sexta-feira, 25 de março de 2011

Simplicidade e Presença ...

Dentre as mensagens de final do ano - 2010, recebi uma de minha amiga Lili, uma mineirinha que conheci na caixa de comentário de algum blog, nos idos de 2003 e com quem firmei uma amizade para além do virtual, a ponto  de nos tratarmos de "mana".

A mensagem de Lili dizia assim:
     " Que 2011 seja de SIMPLICIDADE: nas ações, nas convivências, nos sentimentos, nos pensamentos! Seja um 2011 de PRESENÇA: esteja presente "de verdade", foque sua mente naquilo que você está fazendo (dirigindo, escovando dente, lavando louças,levantando da cama, trabalhando...)! Isso é transformador e libertador!"

Tomei isso, como propósito de Ano Novo: ser simples, ser presente. E isso tem sido um delicioso desafio no dia-a-dia.
Outro dia, para acompanhar namorido em suas obrigações sociais, fui a um aniversário, em que eu não conhecia ninguém, nem a aniversariante e seus pais. O anfitrião, nos apresentou a mãe dele,  uma vovó animada com os 15 anos da neta. Quando vi que ela estava dançando sozinha, levantei e juntei-me a ela na dança ( dançar sozinha eu sei também hehehe) e dai para garamos num papo,  foi no minuto seguinte ao que ela disse que era mineira. Dançamos, conversamos, fotografamos e nos despedimos,com elogios mútuos à simpatia e eu prometendo ir  visitá-la. Simples assim!
Mas nem sempre funciona . Nesta semana fui ao supermercado com a filha, quando estávamos no caixa ela me disse , "vou ali..." . Quando acabei de pagar, me dei conta que não prestara atenção , onde ela disse que iria. Procurei-a em todas as lojinhas de dentro do supermercado e nada! 
Dirigi-me para o estacionamento. Minha mente fértil e escorregadia na maionese, que sempre conta as coisas em forma de depoimento para um delegado ou de entrevista para um repórter, já se imaginou tendo que registrar o desaparecimento da filha. E pior! com enorme dor na consciência por  sequer saber dizer onde a filha dissera que ia!
Me dei conta, faltou Presença!  Na hora em que ela disse "vou ali..." , eu deveria ter saido do foco "compras sendo pagas"  e me  ligado no plano de vôo da filha, ter ouvido a mensagem completa "... vou ali na farmácia".
Fica o desafio, experimente ser simples, ser presente e seja muito mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por onde andou seu coração?