terça-feira, 5 de abril de 2011

Cartas do Mestre

Munhoz em foto de fevereiro,2011
Cartas do Mestre foi o nome do Blog que eu criei em 2003, mas que depois de uns dois anos, eu não dei conta de atualizar e o weblogger deu conta de extinguir.
O Blog foi criado em homenagem ao professor Antônio Munhoz Lopes , um reconhecimento ao professor de várias gerações de estudantes de Literatura e Lingua Portuguesa no Colégio Amapaense, em Macapá – AP.
Sempre lamentei ter perdido, os arquivos dos textos publicados no Blog, mas eis que outro dia, graças ao achado de um back-up datado de 2004, consegui recuperar parte dos textos. Foi então que decidi, reedita-los aqui no #PorOnde. A cada semana publicarei uma das muitas cartas que troquei com o Mestre nos anos de 2003-2004.

Prá começar, um pouco da história da criação do Blog Cartas do Mestre:

Quando lancei meu primeiro livro de crônicas, em 2003, não tive dúvidas que a pessoa mais indicada para fazer o prefácio seria o Antônio Munhoz, o professor que me fez amar cada vez mais a literatura e que por ser amigo de Lindanor Celina, me fazia sentir, por tabela, também amiga dela. Em janeiro de 2003, estando de férias em Macapá, retomei um contato perdido, desde 1975, quando fui sua aluna no CA.
Na tarde em que conversamos, no Hotel Santo Antônio, sua morada de muitos anos, foi sobre meu livro, mas muito mais sobre Lindanor Celina, que nós falamos. Disse-me que ela não estava bem de saúde, sofrera um derrame, não conseguia mais se expressar em francês. E eu tremi, temi por ela, afinal, em uma das crônicas do livro eu dizia que adiara o sonho de ir ter com ela em Clamart, na esperança de que assim adiasse a morte dela também.
     Munhoz escreveu um longo prefácio, que meu editor se incumbiu de cortar. Mas, percebi ali, naquele texto de quase quatro páginnas, que Munhoz também queria contar suas estórias de viagens. Incentivei-o: - por que não escreve suas memórias? E falei da internet, dos blogs... mas ele confessou, ser avesso a essa modernidade.
(Até hoje é assim. No aniversário de Macapá 2011, o reencontrei na festa. Os amigos, brincavam dizendo que não adiantava dar um celular pra ele, porque ele não usava).
     Ele nunca quis experimentar, tentar descobrir se é verdade que o mundo se expande diante de um computador.... que há possibilidade de encontros e reencontros... com seus amigos espalhados pelo mundo. Ele ainda prefere ficar com suas cartas que me chegam em envelope de borda verde-amarela e sua inconfundível caligrafia.
Verso e reverso de uma foto enviada pelo Mestre
Seis meses depois daquela tarde de conversa, lancei o livro em Macapá, sem a presença de Munhoz, que estava em mais uma de suas viagens pela Europa. Em 40 dias de viagem, ele me enviou dezenas de cartas e cartões postais. Foram essas cartas que me inspiraram a criar o blog.


Quem for "avesso a essa modernidade", escreva para o Professor Munhoz: Caixa Postal 59 - CEP.68906-310 - Macapá-AP.

Um comentário:

  1. Um Senhor Mestre! Tive a felicidade de tê-lo como professor no Ensino Médio e na Universidade. E em ambos momentos, eu viajava mundo a fora na descrição de suas viagens. Suas aulas eram apaixonantes.

    ResponderExcluir

Por onde andou seu coração?