sexta-feira, 15 de abril de 2011

Era uma vez uma capela - parte II

HOMENAGENS

     A construção da capela foi uma iniciativa do segundo comandante do 5º.BEC. Católico fervoroso, o então Ten. Cel. Inaldo Seabra de Noronha incumbiu o igualmente católico Cel. de Enga. Jorge Daltro Campos de erguer o templo que foi construído em seis meses, e recebeu o nome de “Capela de São Francisco de Assis”, uma homenagem ao santo que, por sua formação militar e atividade de reconstrução de igrejas em ruínas, é considerado o padroeiro da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.
Tela pintada pelo 2º. Tem. Eng. Itamar Caubi Souto, em 1972

A inauguração, no dia 9 de março de 1972, foi uma homenagem ao Bispo de Porto Velho, Dom João Batista Costa, data em que, comemorava seu Jubileu de Prata (25 anos) como Pastor da Igreja. A cerimônia reuniu dezenas de pessoas, em missa campal, uma vez que a capelinha, com aproximadamente 70 m² , comporta apenas 40 pessoas sentadas. A celebração feita pelo Bispo Dom João, contou com a presença do governador do território, João Carlos Marques de Henrique Neto.

A pedra fundamental, foi assim descrita pelo Cel. Daltro: “... dístico sobre uma cártula, em bronze cravada em granito róseo constituindo a Pedra Fundamental da Capela de São Francisco de Assis, no 5° BEC”.

No pronunciamento feito na inauguração o engenheiro explicou a inspiração criadora do templo:


Imagem cedida pelo Cabo Áureo

“... a pátria de um católico é a noite estrelada. Ainda é tempo de escutar no bronze que retina, a fé consciente, sem dramas, a exemplo dos teatros onde o artista procura monopolizar a platéia. E agora, o que fazer? Contemplamos a beleza da vida, tomamos a rua 14 e seguimos o caminho das pedras, que num desenho de contorno estilizado, se abre em forma de cruz com seus braços abertos como que a agradecer aos céus de ter como píncaro de nossas atividades, a fé.”




( No alto da colina  uma bucólica capelinha ,  2-5 . Continua no próximo post)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por onde andou seu coração?