quarta-feira, 9 de março de 2011

Três em um

1- Campanha da Fraternidade - Realizada hoje (09), na Arquidiocese de Porto Velho, a solenidade de abertura e lançamento da Campanha da Fraternidade (CF 2011), pelo arcebispo Dom Moacyr Grechi. A CF 2011 traz como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Com este tema, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida humana sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.


2- Paulo Queiroz – A nota acima foi escrita a partir de noticia publicada no site jornalístico Rondoniasim . Texto este que, provavelmente, foi um dos últimos redigidos pelo Jornalista Paulo Queiroz , editor do site, que foi  encontrado morto neste 09 de março, Porto Velho. Em seu velório , muitas estórias serão contadas; nos réquiens, muito será escrito sobre este paraibano, que há mais de 30 anos militava no jornalismo local e que deixa seu nome gravado na história do jornalismo em Rondônia.


Coloco meu tijolinho para a construção dessa história:
Nos anos 90, Paulo foi por muito tempo meu vizinho, na Rua Pe. Ângelo, bairro das Pedrinhas. Eu era tentada a puxar uma prosa, mas a falta de sociabilidade entre vizinhos , tão presente neste mundo "moderno" nunca nos permitiu uma conversa de porta, quando diariamente ele passava em frente à minha casa, rumo ao Estadão do Norte.

Indiretamente, fui alvo de critica em sua famosa coluna Politica em 3 tempos. Ele considerou apelativo o uso de uma bandeira de largada de Fórmula1, que eu, tentando exercer a verve publicitária, associei a um candidato a vereador, cujo nome era Airton (não por acaso meu marido).

Depois que se mudou, só voltei a vê-lo em 2004, quando fomos agraciados com o titulo de Amigos da Pascom (Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Porto Velho). No evento, não nos falamos muita coisa além de achar que não eramos merecedores da homenagem. Mesmo assim, posamos lado-a-lado para fotografias, com nossas placas em acrílico.

Em novembro do ano passado, fomos palestrantes do 4º SEACOM – Seminário da PASCOM. Poucos dias antes do evento, participamos de uma entrevista na Rádio Caiari, acho que foi ali que Paulo pela primeira vez me ouviu falar sobre o meu trabalho como comunicadora.

Quando nos reencontramos no dia da palestra, surpreendentemente, ele que sempre me parecera muito sisudo, me cumprimentou sorridente e com os tradicionais 3 beijinhos. Ao final, comentei com os colegas que estavam em uma roda de conversa de coquetel de encerramento do evento, que tínhamos sido vizinhos. Ele mostrou-se surpreso, disse não lembrar, e justificou-se: - naquela época eu era outra pessoa!

3- Cooperando com a vida do Planeta – na semana passada quando veio em casa, minha afilhada Victória, de apenas 9 anos, me falou que estava fazendo plantios em sua casa e perguntou se eu não tinha sementes “... daquela árvore que dá bolinhas vermelhas”. Hoje fui visita-la e levei dois potes de sorvete, que não continham a guloseima, mas sim mudas de acerola e pitanga.

A pequena ficou muito satisfeita com o presente. Levou-me até o quintal, onde me mostrou seu cultivo de plantas ornamentais e verduras, e me presentou com um vasinho com três mudas de uma ornamental. A desenvoltura com que ela me contava os tratos culturais dedicado as plantinhas, me fez pensar na palavra esperança e a cantarolar a música do @NivitoGuedes e Fernando Canto, lindamente cantada pela Juliele:


“.. oh baby, eu quero que você coopere com a vida do Planeta, nunca mais se esconda pela cauda de um cometa..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por onde andou seu coração?