sábado, 9 de abril de 2011

À francesa

     Com a desistência de minha filha, assimilei rapidamente a ideia de que viajaria sozinha para França.
     Quando ainda estava estudando Jornalismo, uma jovem colega de curso, que trabalhava na TAM, me falou que em suas primeiras férias iria realizar seu sonho de conhecer Paris. Levei para ela alguns roteiros e um exemplar do meu livro de crônicas de viagem . Por uma feliz coincidência, um ano depois, nas vésperas da viagem, fiquei sabendo, pelo Orkut, que ela, que agora morava em SP, estaria na França no mesmo período que eu. Um reencontro com Livia, entrou para o roteiro da viagem.
     Cuidei para que nada desse errado. Desta vez não teria problemas com a carteira internacional de vacinação, a emitida em 2001 permanecia válida. Me matricular no curso em Antibes foi fácil, tudo feito pela internet, o mais difícil foi enfrentar a fila do Banco do Brasil para fazer o pagamento.

     A compra de passagens de trem para os deslocamentos na França também foram todas pela internet. Era até gostoso entrar no site Voyages-sncf e procurar os melhores horários e preços, e por vezes achar ótimas promoções do tipo pagar bilhete de 1ª. Classe por preço de 2ª.
     Contei com ajuda de minhas amigas Flavenet e Jô em Paris e Rachel em Perrigueux, que me deram as dicas sobre quais os melhores percursos e horários. Jô , com seu jeito francesa de ser, me alertou que eu poderia ter problemas de enfrentar fila para retirar meu bilhete de trem na loja da SNCF em Paris. E foi além: "- ...estamos no outono, nada de botas , ou você vai estar ridicule!"
     Quando já estava com tudo definido, preparei uma planilha com todas as informações: datas e horários de viagem, No. do voo , ou no caso de trem, nome da Gare; e também o local de pernoite, endereço e contatos telefônicos da escola em Antibes e dos amigos que me hospedariam; e encaminhei para todos via e-mail. Quando viu minha planilha, com uma viagem tão organizada, Jô não acreditou, dizia admirada: - isso não é coisa de brasileiro! Vânia é uma francesa!
Aeroporto do Galeão, RJ , 12/03/2009, 23h,
     Mantive o embarque para Paris via RJ. Embarquei na madrugada de 12/03/09, em Porto Velho. A programação de passar o dia passeando no RJ foi frustrada pela chuva, passei o dia trancada no apartamento de minha amiga. A noite, fui cedo para o aeroporto do Galeão, por coincidência encontrei um amigo que morara em Porto Velho e estava esperando a esposa chegar de viagem. Ficamos conversando, relembrando histórias e pessoas em comum em P. Velho e foi ótimo, o tempo de espera passou rapidamente. Quando ele foi embora, só não fiquei tão sozinha com o meu notebook porque a moça da limpeza cismou de puxar papo sobre celular, já que o meu era do mesmo modelo que o dela.
     No voo de PVH ao RJ, dormi e não dei papo pra moça sentada ao meu lado. Agora, depois do embarque solitário, quando finalmente estava no avião, descobri que a passageira da poltrona ao lado era a mesma moça do voo da madrugada: uma rondoniense, que morava na Espanha e para lá retornava.
Não foram muitas coincidências? ;-)

Crônica 3 da Série França, um sonho premiado.
As anteriores estão aqui:

Ela disse não a Paris
França: um sonho premiado

Um comentário:

  1. Lembro que no França, um Sonho de Viagem I,vc. fez relatos de coincidências, que pelo visto se repetirão no França, Um Sonho de Viagem II. Resta-nos aguardar pra conferir.

    ResponderExcluir

Por onde andou seu coração?