quarta-feira, 30 de março de 2011

O mundo de tia Amélia

     Foi numas férias em Macapá, no ano de 2006 , que minha tia  Amélia, se tornou diante de meus olhos , um tipo inesquecível.   Eu acompanhava mamãe em visita à  viúva de meu tio Manoel Borges, cuja virtuose no cavaquinho esta registrada em livro sobre a História do Amapá.  Desde que morreu meu tio, ela mora com um filho, nora, netos e bisnetos, convivendo com a pobreza, sujeira e conflitos familiares.
     
Foto:Divulgação/RedeGlobo
     Aos 92 anos, trêmula, caminhava com dificuldade. A casa, há anos em obras, não lhe permite circular com segurança. Não vai sequer ao pátio, pegar sol, ver o movimento da rua. Da mesa de refeições , onde mais conversa do que come, recolhe-se ao seu quartinho e ao seu mundo visto pela televisão, onde acompanha terços , missas, e a novela “Páginas da Vida”, sem entender: - como pode existir uma mulher tão má como a Marta? ( a personagem de Lilia Cabral)

Em poucos minutos, um mundo de coisas me passou pela mente e pelos olhos, inclusive um rato que cortou caminho pelo quarto.
     Do tio lembro-me que era calado e tinha um olhar sempre triste. Já tia Amélia, fala, fala, fala...mas nenhum palavra-lamento sobre sua vida miserenta. Só gratidão às pessoas que lhe querem bem, dentre eles a nora Bel e Ivanildo o filho mais velho. Este, a visita todos os dias, limpa os chinelos dela e, quando insiste muito, consegue levá-la até o pátio.
     A nora, que ainda chora a morte do filho que teria 20 anos, se não tivesse sido assassinado há três; lamenta a má-sorte da filha, que vive confinada no quarto, porque o pai não aceitou conviver com sua gravidez de adolescente, nem com a criança que já está com mais de um ano. Este pai é o mesmo marido, que não permitiu que Bel fosse trabalhar fora, mesmo tendo sido aprovada em um concurso público. A pobre lamenta e sonha: - não posso morrer, sem realizar meu sonho de ter uma máquina de costura.
     Tia Amélia se emociona com as lembranças do Amapá, dos seus amigos Lulu e Mundinha. Porém, quando me ofereço para levá-la até seus amigos, ela diz: - hoje não, hoje não posso! como se quisesse adiar a realização deste pequeno sonho e assim prolongar a própria vida. Despedimos-nos com ela em prantos, prometi voltar para buscá-la. Tia Amélia voltou para seu quartinho, para o seu “domingão legal” diante da TV.
     A noite fui à missa na Igreja Jesus de Nazaré. No início da liturgia, uma senhora franzina, dessas que facilmente chamamos de doida, foi até a frente do altar e depois de fazer mesuras em frente ao Cristo crucificado, começou a falar destrambelhadamente, com gestos de indignação, coisas das quais só captei algumas frases: - o pobre precisa ter uma vida digna!!! Todo pobre é filho de Deus e merece ter “isso e aquilo” outro dizia, enumerando com o indicador da direita nos dedos da outra mão.
De imediato me lembrei de tia Amélia, que talvez não tenha a consciência de que todo pobre merece ter uma vida digna. Lembrei dos governantes que fazem suas promessas enumerando-as nos dedos das mãos. Pensei que, ao nos acomodarmos na “normalidade” deixamos de nos indignar, como a “doida” que subiu ao altar.
Notas:
1- Crônica originalmente publicada em 2007 no site do  CorreaNeto
2- Lembrei , que há 6 meses comprei uma máquina de costuras e nunca a usei. Vou ver se Bel ainda está sonhando com uma máquina , a minha será dela!

4 comentários:

  1. Mana, o primo marido da Bel é o típico machista sem causa, pois além de não deixar as mulher trabalhar fora, com a alegação de que "mulher que trabalha fora, mete chifre no marido", não a deixa também desenvolver o dom que ela tem de benzedeira,rezadeira e puxadeira(massagem). Ela atende as pessoas escondido dele, quando ele está pro trabalho.Ele diz: "Se tu ficar alisando perna de macho, o bicho dele vai subir e aí não vai dar certo..." Pobre tipo, pensamento pobre, pobre a vida inteira. Aff!!

    ResponderExcluir
  2. lindo e emocionante! grata por me proporcionar lágrimas aos olhos ao ler o texto!! tens o dom da escrita! parabéns! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary, que surpresa encontrar esse teu comentário, neste meu blog tão abandonado. Um acontecimento inesperado me fez fechar as portas deste Blog, mas ainda hei de voltar a exercitar a produção de textos, escrevendo crônicas como esta. obrigada por suas gentis palavras!

      Excluir

Por onde andou seu coração?